O Mirante do Bananal é um dos mais espetaculares e radicais de toda a Ilha Grande – rivaliza com o Pico de Dois Rios. Está situado no topo de um rochedo escarpado que forma uma das encostas da enseada do Bananal. A vista panorâmica, abrange o angulo de 180º, tendo bem a frente a serra do Mar desde a cidade de Angra dos Reis até Paraty.
Leve água, lanche e máquina fotográfica. Use calçado adequado, pois a trilha é acidentada com muitas raízes e pedras no piso. Se você não estiver fisicamente em forma para enfrentar caminhadas pesadas, não faça esta trilha para o Mirante do Bananal. Lembre-se de prezar pela segurança e bem estar seu e de quem mais estiver acompanhado.
O acesso ao Mirante do Bananal é partindo do meio da Praia do Bananal, uma subida bem ingrime, passando por algumas casas da comunidade. O caminho possui sinalização em pontos duvidosos e passará por antigas plantações de café, bananas, cruzando ruínas de uma fazenda do tempo da escravidão, bem próximo do topo.
Um lugar recheado de histórias e que ainda preserva a cultura local, além de sua paisagem exuberante, vale a pena ser visitada e contemplada!
Um pouco abaixo deste ponto foi onde ocorreu o trágico deslizamento de terras no Reveillon de 2010, resultando na morte de dezenas de pessoas e a alteração na paisagem da região.
Nível de dificuldade: Difícil
Tempo de percurso: De 20 a 50 minutos, partindo da praia, só ida.
Dicas do ilhagrande.com.br:
- Leve água para beber;
- Use tênis adequado;
- Há sinal de telefonia celular;
- Reserve de 2 a 3 horas para subir, curtir o visual e descer;
- A subida (e descida) é forte!
Confira as fotos do Mirante do Bananal |
Colaboradores do ilhagrande.com.br:
Guia Ecológico João Pontes (Fotos) e Bernardo José (Texto).