A Ilha Grande, assim como todas as mais de 300 ilhas que compõem o imenso arquipélago da Baía da Ilha Grande, surgiu no cenário da Costa Verde há pelo menos 500 milhões de anos, quando as rochas se elevaram e o nível do mar subiu. As partes baixas foram cobertas pelas águas do desgelo e as mais altas se sobressaíram, formando as ilhas paradisíacas que conhecemos hoje.
Sem dúvidas os picos e mirantes de Ilha Grande são impressionantes, e sua formação geológica é a mesma das montanhas e montes do Rio de Janeiro. O substrato geológico é composto basicamente de rochas ígneas, que no decorrer das Eras sofreram o desgaste dos ventos, das chuvas e das intempéries, deixando à mostra verdadeiros altares que nos dão visões espetaculares deste paraíso ecológico. Seu ponto culminante é o Pico da Pedra d’Água com 1031 metros, seguido pelo Pico do Papagaio com 982 metros.
Ao caminharmos pelas trilhas da Ilha Grande é frequente nos deparamos com picos e mirantes que nos proporcionam vistas estonteantes de enseadas, praias e serras cobertas pelo manto da Mata Atlântica. No entanto, muitos estão fora do curso normal das trilhas e só são possíveis de alcançar com o auxílio de guias especializados. Aqui você irá conhecer alguns desses altares que fazem parte deste santuário ecológico que é a Ilha Grande.