Matariz é uma das praias mais importantes da costa noroeste da Ilha Grande. Localizada a pouco mais de 1 quilometro ao sul da praia do Bananal. Tem cerca de 300 metros de comprimento, dois riachos (um em cada extremidade) e áreas de manguezal. Na extremidade sul a praia termina em grande rochedo que é um dos destaques naturais do Matariz. Suas águas tranquilas e claras completam um cenário muito bonito tanto para o mar quanto para a montanha, onde está o imponente pico do Matariz. Entre a praia e a montanha há uma extensa área plana onde estão as habitações.
Aqui no Matariz há uma pequena comunidade de pescadores, cerca de 270 moradores, que vivem da pesca, do cultivo de subsistência, do turismo e serviço público municipal. No século passado a população era bem maior porque aqui funcionou uma das maiores fábricas de pescados da Ilha Grande ( a Kamome ) que foi a última a encerrar as atividades em toda a Ilha. Ocupando grande espaço na paisagem, ficaram as ruínas e maquinários sucateados.
É aqui no Matariz que está a escola municipal Brasil dos Reis com ensino fundamental até a 4ª série e o posto de saúde municipal que atendem toda a população da enseada do Bananal. Há também a pequena Igreja de Santa Ana, uma mercearia e um bar. Matariz é passagem obrigatória para caminha pela trilha T5, entre Bananal e Sítio Forte.