Restaurantes existem onde haja movimento de turistas. Em algumas localidades, funcionam apenas no verão e alguns são do tipo flutuantes, fazendo ponto em locais de maior movimentação.
Na maior parte da Ilha Grande, os restaurantes estão vinculados com as pousadas. Isso se deve a falta de espaço físico na praia ou por inviabilidade comercial.
A maioria das pousadas situadas na costa noroeste e oeste da ilha (desde a ponta dos macacos até Praia Vermelha) por terem sido os primeiros empreendimentos turísticos, são equipadas com seus próprios restaurantes que servem refeições não apenas para os hóspedes e também para os visitantes das praias.
Também há restaurantes que trabalham independentes das pousadas nessas regiões.
Sobre a gastronomia, como já foi citado antes, come-se muito bem na Ilha Grande. O prato típico da Ilha Grande é o peixe com banana, natural nas regiões litorâneas, mas não é sempre que é servido, até mesmo porque nem todos sabem a verdadeira receita original.
Como assim não sabem a receita? Porque muitos restaurantes importaram cozinheiros de fora da Ilha. O preparo consiste em cozinhar a fruta bem verde (e tem a banana mais apropriada) em panela de ferro, junto com postas de peixe (garoupa, badejo, namorado, dourado e robalo são os mais utilizados). Não deixe de experimentar!
Os frutos do mar são oferecidos em toda parte, com produtos frescos. Podemos citar como exemplo as caldeiradas, moquecas, risotos, o popular peixe frito, o peixe a brasileira, etc.
Também se encontra as receitas da culinária tradicional, com carnes bovinas, aves, saladas, massas, pizzas, etc. Além de tradicionais lanches, sorvetes, doces e salgados, bebidas nacionais e importadas, a querida caipirinha, batidas e licores.
Vários restaurantes oferecem a maravilhosa oportunidade de ter as mesas sobre a areia da praia.