Trilha T4 – Freguesia de Santana – Bananal
Distância: 2.800 metros (só a ida)
Nível: Subida e descida com médio grau de inclinação
Preparo físico: Médio
Duração: 1 hora (só a ida)
Orientação: Fácil
Atrações: Praias, bares, restaurantes e pousadas.
Esta trilha é obrigatória para quem está dando a volta. Apresenta uma forte subida e depois uma boa descida até a Praia do Bananal Pequeno, cortando belos trechos de mata e com possíveis avistamentos de animais silvestres. Na Praia do Bananal há algumas pousadas e Restaurantes. Há um corta-caminho que liga esta praia ao Saco do Céu, sem passar por Freguesia de Santana.
Percurso: Freguesia de Santana à Bananal
![]() |
![]() |
Aproximadamente 1 hora sem contar as paradas.
A trilha T04 começa no canto esquerdo da Praia de Baixo, passa por bambuzal e segue acompanhando de perto o mar, que com a maré baixa, apresenta uma pequenina praia. Depois de cruzar riacho (água não potável), a trilha se aproxima de casas e começa a subir íngreme, com o piso muito acidentado.
No decorrer da subida, janelas se abrem na mata nos deixando ver o magnífico visual da Lagoa Azul e suas ilhotas. Depois de alguns sobes e desces, curvas à esquerda e à direita, figueiras imensas, a trilha começará a descer acentuada até chegar às areias da Praia do Bananal Pequeno, onde há Placa de Sinalização T04 , e a uma casa na praia. Se for à direita, há uma trilha costeira que leva até a Praia da Baleia.
Praia do Bananal Pequeno
Como o nome diz, é praia pequena, com manchas de areia monazítica e água transparente. Parte da Praia do Bananal é visível deste ponto e para vê-la por inteiro, siga até o final da praia e siga por entre blocos de pedra até chegar às areias douradas de Bananal, junto à Pousada Casa Nova.
Praia do Bananal
![]() |
![]() |
Com 350 metros de extensão, é uma das praias mais bucólicas da Ilha. Bananal possui águas mornas e transparentes, e que dependendo da profundidade podem variar entre o verde e o azul.
No meio da praia fica a Capela do Divino Espírito Santo com sua calçada cravejada de cacos de vidros coloridos, formando um mosaico de temas ecológicos.
Uma das atrações de tirar o fôlego é subir o Mirante do Bananal, de onde se tem vista panorâmica de quase todas as praias deste lado da Ilha. Se você estiver dando a volta à Ilha, dependendo do tempo disponível e de sua condição física, compensa o esforço para alcançar o íngrime topo deste mirante ( de 25 a 50 minutos, só para subir).
Se você for retornar ao Saco do Céu pelo corta-caminho, o acesso é pela trilha da comunidade ao lado da pousada Casa Nova – informe-se com os moradores. ATENÇÃO, CUIDADO! A subida será puxada e a descida longa, margeando vale coberto de mata. É uma trilha selvagem, que pode representar algum perigo de perder-se em algumas derivações que levam a lugar nenhum.
Dicas do ilhagrande.com.br:
- Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
- O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
- Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia;
- ATENÇÃO. As placas oficiais e sinalização das trilhas estão em péssimo estado e conservação, muitas delas não existem mais. Fato constatado em 2023.
![]() |
Confira as fotos da Trilha T04 |
Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes
Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José