Por toda a Ilha Grande existem trilhas que comunicam as praias entre si, são 16 trilhas oficializadas e sinalizadas por placas, com informações de tempo, distância e atrativos (muitas delas infelizmente danificadas e ilegíveis). Você pode planejar os roteiros conforme a sua vontade, disponibilidade e preparo físico. Há roteiro para meio dia, 1, 2, 3, 4, 5 ou mais dias. Claro que os roteiros mais “pesados” vão exigir muito dos praticantes. A melhor época para fazer essa atividade é entre maio e julho ou outubro e novembro, pois a temperatura é ótima e chove pouco.
Na Ilha Grande, você encontrará, como já dito antes, trilhas fáceis, médias e difíceis. Vamos falar aqui das de nível difícil ( pesadas ), que para quem é experiente sabe que não se trata “passeios no parque”. Mesmo quem consegue caminhar ou correr 20 km diariamente, e não é praticante de trekking, vai encontrar dificuldade na trilhas pesadas da Ilha Grande. A dificuldade do terreno, com seus obstáculos naturais – raízes, pedras e subidas da grande inclinação, condição climática, associada as distâncias maiores, vão realmente exigir bom condicionamento físico. É claro que existindo um planejamento prévio, é possível adequar os roteiros a sua vontade.
Se natureza é sua paixão, Ilha Grande é o seu destino.
Mapa das trilhas da Ilha Grande
Faça download deste mapa em PDF tamanho A4.
Principais pontos de origem para suas caminhadas nas trilhas da Ilha Grande.
São 3 comunidades que funcionam como “tronco” onde você pode se hospedar para delas partir pelas diversas trilhas. Abraão, Araçatiba e Bananal. Partindo destas comunidades é possível caminhar por trilhas em duas e três direções:
- Para 1 dia de caminhada. Duração 5 horas ou até 10 horas ida e volta;
- Para 2 dias de caminhada com deslocamento de uma comunidade “tronco” para a outra com uma pernoite no trajeto;
- Para 3 dias de caminhada, deslocando entre os “troncos”, com duas pernoites no trajeto.
Planejando seus roteiros de caminhadas. Dicas:
- São 3 comunidades “tronco” onde você pode se hospedar para percorrer as trilhas. Abraão, Araçatiba e Bananal.
- O tempo para deslocar entre estas comunidades “tronco” é um dia, no máximo;
- O tempo de deslocamento entre praias e/ou vilas é de 1 hora em média;
- A trilha mais extensa, tem 9km de extensão. Dois Rios – Parnaioca (T 16);
- As trilhas mais difíceis são: (T13) Abraão – Pico do Papagaio, (T9) Aventureiro-Provetá, (T10) Palmas-Abraão;
- Os roteiros mais extensos (sem possibilidade de pernoite) são: Abraão-Parnaioca (15km), Abraão-Caxadaço (18km).
Trekking: “Volta a Ilha Grande”
Para os praticantes de nível avançado, com duração de 5 dias, distância de 70 km, percorrendo a maioria das trilhas, passando por mais de 20 praias e pelas comunidades mais importantes. Conduzida por guia local especializado, credenciado pelo Parque Estadual da Ilha Grande – PEIG. Os participantes apaixonados por aventura vão adorar. É uma aventura com efeitos colaterais positivos e inexplicáveis !
Visite aqui a página desta aventura.