A Lagoa Azul é uma piscina natural com fundo arenoso, algumas rochas e água predominantemente azul, localizada entre duas ilhotas na importante região histórica de Freguesia de Santana. O local é um agregado geográfico da Ilha dos Macacos, cuja extremidade norte, é o ponto da Ilha Grande que está mais próximo do continente. A região é belíssima com recantos dignos de chamarmos de paraíso. Está bem próxima de outras praias sensacionais, Grumixama, Baleia, Freguesia Sul e norte.
Lagoa Azul, apelido turístico inspirado no clássico do cinema dos anos 80 com a atriz Brooke Shieldes, é um ponto turístico dos mais badalados da Ilha Grande. As embarcações ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar, flutuar com “macarrões” (flutuadores de espuma) fornecidos pelas tripulações, praticar snorkel ou alimentar os peixinhos “sargentinhos” (nome científico abdufdef) com miolo de pão, já viciados de serem alimentados pelos visitantes. No alto verão, a região fica lotada de lanchas, veleiros, escunas.
Dicas do ilhagrande.com.br:
- Você poderá encontrar petiscos, água de coco e bebidas, servidas por barcos bar e canoas que prestam o serviço na estação do verão, montando plantão diário;
- Qual a hospedagem mais próxima da Lagoa Azul? Hospede-se aqui no Bananal.
Como chegar na Lagoa Azul:
Somente via marítima por passeio de escuna, traineira ou lancha que partem de: Abraão, Palmas, Enseada das Estrelas, Bananal, Sitio Forte e Araçatiba.
Mais informações gerais veja em Passeios na Ilha Grande. Embarcações de passeio também partem de Angra dos Reis e Conceição de Jacareí.
Fotos da Lagoa Azul
Não esqueça que esta é uma área de Preservação Ambiental. Respeite a natureza !
Não jogue lixo no mar ! Não capture as estrelas do mar, mesmo que seja rapidinho para uma foto ou filme. Você não gostaria de ser capturado e exibido por um gigante, não é mesmo?
Anualmente grupos de mergulhadores fazem excursões para o trabalho voluntário de faxinar o fundo do mar, recolhendo todo tipo de material.