Um grande servidor chamado Tenente Loretti.
Esta página é uma pequena homenagem para um bravo personagem inanimado muito importante na história da Ilha Grande que não poderia deixar de ser mencionado. Loretti, teve a maior parte de sua existência a serviço da Ilha Grande, marcada por incontáveis missões de todos os tipos, tornou-se querido pela comunidade da Vila Abraão, conhecido em toda a Ilha Grande e também na costa continental. Trata-se do “Tenente Loretti”, um velho barco cargueiro, de madeira, construído em 1910, pertencente a Marinha Brasileira a quem servia no trabalho de suporte aos faróis e faroleiros da costa e ilhas do Estado do Rio e também na tarefa de destruição de cercos irregulares, montados por pescadores na baia de Sepetiba.
Em 1937, o Tenente Loretti foi doado pela Marinha para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, sendo transferido para a Ilha Grande onde operou no transporte de material e mantimentos para a construção do presídio de Dois Rios, direto da cidade do Rio de Janeiro para a Ilha Grande em viagens semanais. Aquelas árduas missões duraram até 1942. Nesse período sofreu alguns acidentes, colidindo com outra embarcação menor que foi ao fundo, sob nevoeiro e resgatando sua tripulação. Também quase naufragou algumas vezes sob severas condições do mar.
Na década de 70, não sabemos a data ao certo, foi transferido da Administração Penitenciária para o Corpo Marítimo de Salvamento – a corporação marítima do Corpo de Bombeiros, recebendo a sigla de L-37. Continuando baseado em Abraão, serviu ao presídio Cândido Mendes por longos anos, com viagens quase que diárias entre Ilha Grande e Mangaratiba, realizando o transporte de soldados, presidiários, mantimentos, combustíveis, máquinas, equipamentos e cargas diversas. Transportou muitos turistas e moradores da ilha. Nele morreram doentes em viagem para o hospital no continente e também houve nascimentos a bordo.
Nos últimos tempos em operação continuava servindo ao Corpo de Bombeiros, tendo participado de várias missões de salvamento e resgate nas costas da Ilha Grande. Desde 2006 está aposentado e foi transferido em 2011 para a Prefeitura de Angra dos Reis, ainda flutuando, porém sem manutenção e atenção está atracado no cais Santa Luzia, no centro de Angra dos Reis.
Obrigado Tenente Loretti !