A Praia de Aventureiro segundo muitas opiniões é o local mais paradisíaco da Ilha Grande com deslumbrantes paisagens. Resiste a décadas sem alterar suas características. Lugar para ouvir o som das ondas e curtir a luz de lampião e velas ou o luar. Aqui o tempo parece que quase parou o que notamos ao observar sua modesta vila de pescadores guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 moradores.
A praia do Aventureiro apresenta cerca de 500m de areia fina e prateada, fundo raso e consistente, água límpida e mar agitado, exceto na extremidade esquerda de quem chega pelo mar, onde existe um pequeno cais para atracação. No lado esquerdo de quem olha do mar, está o coqueiro mais famoso da Ilha Grande, o “coqueiro deitado” é cartão postal da praia de Aventureiro e da Ilha Grande, no local também existe uma pequena piscina natural. Aventureiro é muito procurada por surfistas que chegam em grupos e hospedam-se em campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Existe dois mirantes em Aventureiro, o da Espia, ao lado esquerdo de quem chega no cais, onde há uma escada de corda que conduz ao topo da predra mais alta da ponta do Aventureiro. O outro é o mirante da Sundara acessado por uma trilha em subida, que parte também próximo do cais, são cerca de 20minutos de subida mas o visual vale a pena, abrangendo grande parte da costa sudoeste da Ilha Grande. A praia vizinha, uma extensão de Aventureiro é chamada de praia do demo, esta sem habitações.
Seu nome faz sentido porque nem sempre é fácil chegar à Praia do Aventureiro. Quando o mar está de ressaca não é aconselhável navegar, fazendo a travessia das “temíveis” pontas do Drago e Meros. Nessas circunstâncias o único jeito para se chegar em Aventureiro é caminhando a partir da Vila de Provetá.
Dicas do ilhagrande.com.br:
- Na praia de Aventureiro não existe pousada nem estrutura completa para receber os turistas, mas há quartos simples que são alugados por muitos moradores, além de vários campings domésticos e normalmente bem rústicos;
- Não existe comércio em Aventureiro e a energia elétrica é somente através de pequenos geradores movidos à gasolina ou diesel que funcionam normalmente até às 22h;
- Nos restaurantes dos campings é possível dar uma espiada em alguma televisão ou ouvir rádio;
- Não deixe de levar um saco da deliciosa farinha preparada pela “Neneca”.
- Não há sinal de telefonia celular;
- No verão o acesso é controlado pela fiscalização Ambiental, existindo uma capacidade de ocupação diária de 560 pessoas. As licenças para embarque e permanência em Aventureiro são expedidas pela TurisAngra, localizada na entrada da cidade de Angra dos Reis, Praia do Anil, Av. Ayrton Senna, 580. Telefones (24) 3367.7826 e 3369.7704. É recomendado telefonar antes de viajar para Angra. Se você não tem autorização é melhor não arriscar.
Como chegar em Aventureiro:
-
- De barco ou lancha desde Provetá, Praia Vermelha, Araçatiba ou Angra dos Reis. Mais informações aqui;
- Caminhando pela Trilha T9 que inicia no fim da Praia de Provetá. A T9 pode ser considerada de dificuldade média para alta. Trechos de grande declividade, mata fechada e descampados.
Pouquíssimos barcos estão autorizados pela Capitania dos Portos para transportarem turistas até Aventureiro, já que se trata de percurso em mar aberto. Quando o mar está muito bravo por motivo de vento ou ressaca o transporte marítimo é inviável. Então, se você tem dia certo para retornar, tome isso em consideração, porque pode acontecer de ter que sair no dia anterior, fazer a trilha para Provetá que é uma das mais difíceis de Ilha Grande, dormir em Provetá para pegar um barco no outro dia de manhã cedo.
Fotos de Aventureiro
Esta área possui grandes restrições ambientais. Se informe aqui!
Não deixe nada além de pegadas. Não mate nada a não ser o tempo e não tire nada além de fotografias. Você também é responsável pela preservação de Ilha Grande.