A Praia de Itaoca é estonteantemente bela, tranquila e bem pequena, passagem obrigatória para quem vai a Lopes Mendes pelo “Caminho da Aroeira”, que nos leva ao canto esquerdo da praia. Se busca passar um momento em meio a exuberante Mata Atlântica, aqui é o lugar.
Por conta da sua localização na enseada, o mar costuma ser muito calmo, com águas mornas, transparentes e de tom esverdeado, e moderada faixa de areia clara e fina. As árvores sombreiam boa parte da praia, formando muita sombra, em especial dos dois lados da praia que dão acesso às trilhas.
O cenário é coisa de filme, com lindas árvores, flores, animais exóticos e o som do mar, num eterno vai e vem, preenchendo o ambiente com uma relaxante melodia. Se tornando muito fácil se deparar com pássaros, esquilos, lagartos, macacos, entre outros ilustres habitantes da Mata Atlântica.
Aqui na Praia de Itaoca existe apenas uma casa, por isso tanta paz e tranquilidade. E os passeios de barco deixam os turistas nas praias vizinhas Mangue e Pouso, que ficam a 5 min. de caminhada até aqui.
Fotos da Praia de Itaóca
Principais atrativos:
- Camping;
- Caiaque;
- Caminhadas leves;
- Pescaria;
- Snorkel;
- Stand up paddle;
- Trilhas;
- Ruínas de fazendas do tempo do Brasil colonial.
Dicas do ilhagrande.com.br:
- A Enseada de Palmas é um excelente ponto para hospedagem para quem quer curtir o surf em Lopes Mendes, com várias de campings, pousadas e chalés;
- O Farol de Castelhanos fica a pouco mais de 1 hora daqui, através da Trilha T12, onde você vai encontrar piscinas naturais, mirantes e ruínas, e também a opção de visitar as paradisíacas Praias de Itaóca, Itaoquinha, Jurubá e Castelhanos, todas com muita tranquilidade e águas cristalinas;
- E caminhando pela Trilha T12, rumo ao farol, existe uma outra opção de se chegar em Lopes Mendes, através da estrada que se dobra a direita (larga para passar um carro), chamada “Caminho da Aroeira”, conduzindo ao lado esquerdo da Praia de Lopes Mendes (olhando para o mar), onde se encontra a capela, a boia decorada com um mosaico e mais adiante, na encosta rochosa no fim da praia, um excelente ponto para mergulho e snorkel.
Como chegar na Praia de Itaóca:
- Coordenadas de GPS: S 23°1’59.4” / W 44°13’70.689”;
- Trilha T10 (Abraão – Praia do Pouso) e Trilha T12 (Praia do Pouso – Farol dos Castelhanos): Para se chegar na Praia da Itaóca e Itaoquinha você pode vir caminhando desde a Vila do Abraão, considerada semipesada mas que com certeza vale todo o esforço, com mata, sombra e animais exóticos como pássaros diversos e macacos, que deixam o trajeto ainda mais encantador, e continuar pela Trilha T12, que inicia a partir de sua vizinha Praia do Pouso. Como a Praia de Itaóca é uma das últimas da enseada, boa parte do final do caminho será pela areia margeando as demais praias;
- Passeios saindo da Vila do Abraão: Diariamente existem escunas e lanchas que partem de Abraão com destino à Praia do Pouso e Lopes Mendes. Ao chegar em Pouso, ao invés de seguir a trilha convencional para Lopes Mendes, opte pelo “Caminho da Aroeira”, nele as praias de Itaóca e Itaoquinha é passagem obrigatária no percurso.
- Contratando um barco particular (taxi-boat, lancha ou barco): O aluguel de embarcações para passeios é feito ao redor de toda a Ilha Grande, inclusive no continente nas cidades de Angra dos Reis, Conceição de Jacareí, Mangaratiba. E na Vila do Abraão você pode dividir a viagem com outros turistas através dos taxi-boats que também saem com bastante frequência para esse destino.
Praia de Itaoquinha (5 min) << Caminhe! >> Praia do Pouso (5 min).