A Praia de Itaoquinha é muito parecida com sua vizinha, e parente no nome, Itaoca, a apenas alguns minutos sentido o Caminho da Aroeira. Estrada que nos leva ao canto esquerdo da Praia de Lopes Mendes. Aqui a imersão na Mata Atlântica é enorme, já que a mata chega bem pertinho do mar.
Por conta do tamanho, talvez a menor praia da Ilha Grande, e sua localização, o mar costuma ser bem tranquilo na maior parte do tempo, com águas mornas, transparentes e de tom esverdeado. A faixa de areia é bem curta, mas suficiente para tomar um sol ou descansar entre as sombras das árvores.
Aqui o tempo para de verdade, aproveite para relaxar, mergulhar, fotografar. A natureza por aqui é praticamente virgem, sem vestígios de construção ou intervenção humana. Sem dúvidas um recanto a ser muito bem desfrutado para recarregar as energias.
Não existe água potável por perto da Praia de Itaoquinha, e de novo, o melhor é se reabastecer em Mangues ou Pouso, para então continuar o caminho até Lopes Mendes. Lembre-se também de ficar atento ao último horário de volta do passeio, para não correr o risco de voltar a pé.
Fotos da Praia de Itaoquinha
Principais atrativos:
- Camping;
- Caiaque;
- Caminhadas leves;
- Pescaria;
- Snorkel;
- Stand up paddle;
- Trilhas;
- Ruínas de fazendas do tempo do Brasil colonial.
Dicas do ilhagrande.com.br:
- A Enseada de Palmas é um excelente ponto para hospedagem com várias de campings, pousadas e chalés, e é o ponto ideal para quem quer curtir o surf em Lopes Mendes;
- Continuando através da Trilha T12, você pode chegar no Farol de Castelhanos, um formidável atrativo histórico cultural, passando por piscinas naturais, mirantes e ruínas, e também a opção de conhecer as Praias de Itaóca, Itaoquinha, Jurubá e Castelhanos, todas com muito sossego e águas cristalinas;
- Existe uma outra opção de se chegar em Lopes Mendes, caminhando pela Trilha T12, rumo ao farol, você encontrará uma bifurcação para a estrada que se dobra a direita (larga para passar um carro), que se chama “Caminho da Aroeira”, que nos conduz ao lado esquerdo da Praia de Lopes Mendes (olhando para o mar), passando por outros atrativos como a capela, a boia enfeitada com um mosaico e mais adiante você encontra na encosta rochosa, no fim da praia, um excelente ponto para o snorkel e mergulho.
Como chegar na Praia de Itaoquinha:
- Coordenadas de GPS: S 23°1’59.4” / W 44°13’70.689”;
- Trilha T10 (Abraão – Praia do Pouso) e Trilha T12 (Praia do Pouso – Farol dos Castelhanos): Para se chegar na Praia da Itaóca e Itaoquinha você pode vir caminhando desde a Vila do Abraão, considerada semipesada mas que com certeza vale todo o esforço, com mata, sombra e animais exóticos como pássaros diversos e macacos, que deixam o trajeto ainda mais encantador, e continuar pela Trilha T12, que inicia a partir de sua vizinha Praia do Pouso;
- Passeios saindo da Vila do Abraão: A linha Abraão – Mangues é feita diariamente por escunas e lanchas com destino a Pouso e, por fim depois de uma breve caminhada, à Praia de Lopes Mendes. Você pode chegar em Mangues em um desses passeios e depois seguir caminhando até a Itaóca e sua vizinha Itaoquinha;
- Contratando um barco particular (taxi-boat, lancha ou barco): O aluguel de embarcações para passeios é feito ao redor de toda a Ilha Grande, inclusive no continente nas cidades de Angra dos Reis, Conceição de Jacareí, Mangaratiba. E na Vila do Abraão você pode dividir a viagem com outros turistas através dos taxi-boats que também saem com bastante frequência para esse destino.
Praia do Jurubá (40 min) << Caminhe! >> Praia de Itaóca (5 min).